A congregação
FILHAS DE NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
A congregação foi fundada em 30 de agosto de 1874 pelo Servo de Deus, Padre Júlio Chevalier, com a missão de honrar Nossa Senhora do Sagrado Coração. Motivadas pelo desejo de tornar conhecidas as riquezas insondáveis do amor de Deus revelado em Cristo, dedicamo-nos a atender as necessidades humanas, sobretudo dos mais vulneráveis. Estamos presentes em diversos países nos cinco continentes, atuando em variadas pastorais.
Desde o início, nosso compromisso tem sido anunciar o amor divino e servir aos mais carentes. Em 1885, iniciamos nossa primeira missão além das fronteiras da França, partindo para a Austrália. A partir daí, nossa presença se estendeu a 26 nações, levando fé, educação e cuidados de saúde a inúmeras comunidades ao redor do mundo. No Brasil, chegamos em 1920, estabelecendo-nos em Alfenas, Minas Gerais, onde colaboramos na Santa Casa de Misericórdia e no Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Integramos a Família Chevalier, que reúne também os Missionários do Sagrado Coração, os Leigos e Jovens Missionários do Sagrado Coração, além de outras organizações inspiradas no propósito de difundir e testemunhar o amor de Deus no Sagrado Coração de Jesus.
A Padroeira
Nossa Senhora do Sagrado Coração
Os missionários do Sagrado Coração e as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração reconhecem, com gratidão, a intervenção carismática da Imaculada Conceição, na qual se sustentou com firmeza a coragem do Pe. CHEVALIER, para fundar e manter em crescimento a congregação dos missionários e das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Em sua afeição devocional por Maria, ele estava convicto do adágio: “Per Mariam ad Jesum” (Por Maria a Jesus).
Ele apresentou Maria como o caminho que leva ao Sagrado Coração do Senhor e para ela idealizou um novo título: “NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO”.
Este título foi fruto de vários anos de reflexão e oração. Não foi uma reação espontânea à qual ele chegou sob o impulso do momento. Durante dois anos ele guardou essa idéia em seu coração para verificar se esse novo título estava plenamente conforme a fé tradicional e universal da Igreja.
O único aspecto novo é que essa invocação unia duas devoções clássicas da Igreja: a devoção ao Coração do Nosso Salvador e a devoção à sua Mãe. Foi somente em 1857 que revelou seu segredo aos confrades. Estavam estudando os planos sobre a Igreja a ser construída em honra do Sagrado Coração.
Padre Chevalier parecia estar distante, absorto em pensamentos, quando de improviso, perguntou: “Sob qual título vamos prestar culto à Maria em nossa Igreja? E, rejeitando o parecer dos confrades interveio dizendo:” Não, não, vai ser Nossa Senhora do Sagrado Coração”. Aos seus ouvintes admirados explicou o significado daquela denominação.
O que significa este novo nome?
- Agradecer e glorificar a Deus por ter escolhido Maria entre todas as criaturas para formar em seu seio e de sua mais pura substância, o Coração Adorável de Jesus.
- Honrar mais particularmente os sentimentos de amor, de obediência e de respeito filial que Jesus nutriu em seu Coração por sua Santíssima Mãe.
- Reconhecer por um título especial que resuma todos os outros, o poder que Ele lhe deu sobre seu Divino Coração.
- Implorar à Virgem Santa conduzir-nos por suas próprias mãos ao Coração Sagrado de seu Filho, abrir-nos os tesouros de graças que ele encerra e fazer-nos beber mais copiosamente nessa fonte sagrada.
- Reparar com Nossa Senhora do Sagrado Coração e por Ela os ultrajes que recebe o Coração Sagrado de Jesus e consolá-lo em suas tristezas e amarguras com uma vida mais edificante.
- Confiar a Nossa Senhora do Sagrado Coração, o êxito de todas as causas difíceis, extremas e desesperadas, tanto na ordem espiritual como na ordem temporal.
O novo título dada a Virgem Maria e seus significados ficaram conhecidos de fiéis somente em 1861, por ocasião da inauguração da primeira parte da Igreja em construção.
o criador da congregação
PADRE JÚLIO CHEVALIER
Nascido em 1824, em Turenne, França, no pequeno Richelieu, a oeste de Issoudun, Júlio Chevalier cresceu em uma família humilde e devota. Ainda jovem, trabalhou como aprendiz de sapateiro enquanto juntava recursos para investir em seus estudos.
Aos 17 anos, ingressou no seminário, convivendo com colegas mais jovens. Sua vida sempre foi marcada pela caridade e por uma espiritualidade simples, mas profunda, centrada no amor pelo Coração de Cristo. Em suas orações e meditações, Chevalier expressava a convicção de que Jesus é a fonte de todas as graças e misericórdia.
Convicto de seu chamado para revelar o amor de Deus ao mundo, inspirou a criação de três congregações: os Missionários do Sagrado Coração, as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração e as Irmãs Missionárias do Sagrado Coração.
Falecido em 21 de outubro de 1907, sua trajetória foi tão significativa que, em 2011, a Santa Sé reconheceu oficialmente que não há impedimentos para o prosseguimento de sua causa de beatificação e canonização. Hoje, os Missionários do Sagrado Coração atuam em cinco continentes, desenvolvendo ações em áreas como educação, saúde e comunicação, sempre sob o lema: “Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus”.
MADRE MARIA LUÍSA HARTZER
Em 25 de março de 1882, Maria Luísa Hartzer ingressou na Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, tornando-se um instrumento de Deus para o fortalecimento da comunidade. Proveniente de uma família profundamente católica, ela enfrentou desde cedo perdas significativas, como a morte do pai aos 17 anos, momento em que encontrou em Maria o “conforto dos aflitos”. Aos 21, casou-se com Victor Hartzer, diretor de prisões, e teve dois filhos. Após 11 anos de casamento, quando Victor adoeceu, Maria Luísa dedicou-se intensamente aos cuidados com ele até o seu falecimento.
Posteriormente, mudou-se para Stranbourg, onde continuou a educar seus filhos e cuidar de sua mãe enferma. Em 1870, seus dois filhos optaram por seguir a vocação missionária e se tornaram padres dos Missionários do Sagrado Coração. Em 1874, ao tomar conhecimento da nova congregação fundada pelo Padre Júlio Chevalier, ela a visitou pela primeira vez em 1876 e, após um retorno cinco anos depois, passou por um período de reflexão e questionamento, especialmente por ter encontrado uma congregação em dificuldade.
Encourajada pelo próprio Chevalier a buscar a orientação divina, Maria Luísa permaneceu em Issoudun por seis meses antes de fazer seu pedido oficial de ingresso na congregação. Assim, ela concretizou seu sonho de fazer parte dessa família religiosa e, menos de nove anos depois, foi apresentada como Superiora e Mestra de Noviças, marcando seu papel fundamental na renovação e desenvolvimento da Congregação.
Projetos da Pastoral

MOMENTO SAGRADINHO:
Tem como objetivo favorecer às crianças da Educação Infantil uma aproximação e conhecimento gradativo do Carisma e Espiritualidade da Congregação e seus fundadores, com momentos leves e descontraídos.
Acontece uma vez por mês sendo que, a cada mês, abordamos temas diferentes, de acordo com a turma.
Público-alvo: alunos do Maternal 2 ao 2º Período.

MANHÃ DE FORMAÇÃO:
Tem como finalidade promover momentos de oração, reflexão, partilha e socialização entre os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. De um modo geral, o tema trabalhado é escolhido previamente, priorizando sempre valores, tanto na vivência individual, quanto no âmbito comunitário, seguindo sempre o Planejamento anual do SOR e Pastoral Escolar.
Acontece uma vez por mês, começando pelo 3º ano do Ensino Médio até o 6º EF-II, geralmente na última quarta-feira do mês. A atividade é composta de Celebração Eucarística, Formação Humana e um momento de partilha do lanche. A turma participante, também se organiza para fazer uma doação, estipulada pelo SOR, a qual é destinada à diferentes Instituições.
Público-alvo: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

TARDE DE FORMAÇÃO:
Tem como finalidade promover momentos de oração, reflexão, partilha e socialização entre os alunos do Ensino Fundamental I. O tema trabalhado é escolhido previamente, priorizando sempre valores, tanto na vivência individual, quanto no âmbito coletivo, seguindo sempre o Planejamento anual do SOR e Pastoral Escolar. Para essa etapa o tema é trabalhado de maneira lúdica, de fácil compreensão, de acordo com a faixa etária.
Acontece uma vez por mês, começando sempre pelas turmas dos maiores – 5º ano até o 1º ano. A atividade é composta de momento de oração, desenvolvimento de um tema através de diferentes metodologias, sempre buscando uma melhor compreensão e assimilação da turma participante, e um momento de partilha do lanche.
Público-alvo: alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

INFÂNCIA MISSIONÁRIA:
Tem como objetivo, suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: “Crianças ajudam e evangelizam crianças”. São crianças em favor de outras crianças.
Acontece semanalmente, após o horário da aula. Os Encontros abordam diferentes temas e são realizados de maneira lúdica. Também são priorizados momentos de oração, partilha e confraternização entre o grupo.
Público-alvo: alunos do 3º ao 5º ano do EF-I.

TERÇO COM AS FAMÍLIAS:
A finalidade é promover o resgate da oração em Família e o cultivo da espiritualidade mariana. Por meio da oração do terço, acontece a partilha no da vida e da fé de nossos alunos e seus familiares.
Os encontros acontecem na primeira quarta-feira de cada mês, no último horário do período vespertino. Os alunos se preparam previamente, com o acompanhamento do SOR e professoras, para ajudar no momento de oração com as famílias.
Púbico-alvo: Turmas do Ensino Fundamental I.

VOLUNTARIADO ESCOLAR:
Promove o engajamento dos alunos em ações sociais voltadas para a comunidade, incentivando valores como solidariedade, empatia e responsabilidade. As atividades são planejadas de acordo com a faixa etária e realizadas em diferentes contextos sociais, sempre com foco no desenvolvimento humano e cristão.
A participação é voluntária e organizada por meio do grupo VOS – Voluntários do Sagrado. Os alunos atuam em projetos que estimulam a partilha, o cuidado com o próximo e o compromisso com o bem comum, fortalecendo a vivência da espiritualidade do Coração em suas realidades.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental II (7º a 9º anos).
.
LIDERANÇA JOVEM:
Tem como finalidade descobrir, acompanhar e formar jovens alunos líderes, a partir da Espiritualidade do Sagrado Coração, no meio onde estão inseridos; para que possam colaborar em diversas atividades no âmbito escolar, mas sobretudo, para que se tornem sujeitos de transformação dentro e fora do nosso colégio. Levando o aprendizado para a sua vida, em todas as dimensões.
Acontece uma vez por mês, sendo intercalados, Encontros de Formação e Atividades Sociais. Neste ano de 2020, devido ao contexto de pandemia, os Encontros aconteceram através de Plataformas On-line, possibilitando um maior intercâmbio dos alunos com professores, colaboradores e Irmãs, de outros Colégios da Rede Sagrado Coração.
Público-alvo: alunos do 9º Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio.